Se tem dúvidas, pergunte aqui.


O alívio rápido e duradouro está ao seu alcance.

Não deixe a vida à espera.

Contacte-nos


Essentia vitalis

O toque que transforma

Essentia Vitalis é uma abordagem integrativa de saúde e bem-estar, cuja base estruturante é o Shiatsu. A prática do Shiatsu, especialmente nas suas formas mais profundas como o Zen Shiatsu ou o Shin Tai, orienta toda a filosofia e prática de Essentia Vitalis. A sua função é restaurar o equilíbrio e o movimento da força vital (Ki), harmonizando corpo, mente e espírito, numa perspetiva centrada no ser humano como um todo dinâmico.

O toque que comunica

A partir dos princípios da Medicina Tradicional do Leste Asiático, propomos um sistema vivo, integrado e responsivo. O foco é o restabelecimento da força vital, através do toque, da escuta do corpo e da ativação das suas capacidades naturais de autorregulação.

O toque, é uma forma de comunicação vital, uma maneira de escutar, com as mãos, os estados energéticos do corpo.

O terapeuta atua sobre o fluxo de força vital , restabelecendo a coerência interna e promovendo a homeostase.

A ação do toque pode ser ampliada pela utilização de Moxabustão (a aplicação do calor resultante da combustão de “lã” da da planta Artemisia argyi).

Coerência e alinhamento

A coerência é um dos pilares da prática terapêutica. Nesse alinhamento, o Shiatsu pode ser suportado pela indução de estados modificados de consciência, através de práticas de hipnose terapêutica leve e guiada. 

Óleos essenciais
Sem nome (800 x 800 px)

Esses estados de consciência favorecem o relaxamento profundo e o acesso às zonas do inconsciente onde se processam emoções, padrões e bloqueios que influenciam o estado energético geral. 

A integração destas abordagens respeita os princípios da escuta profunda e da não invasividade que tanto caracterizam o Shiatsu.

A ressonância como fenómeno terapêutico

A ressonância energética entre terapeuta e paciente cria um campo de escuta e reorganização.

A qualidade da presença, a intenção e o toque consciente geram uma resposta vibratória que amplifica os efeitos terapêuticos. Esta relação é intensificada com o uso consciente da aromaterapia, que atua diretamente sobre o sistema límbico, potenciando a indução de estados de calma, abertura emocional e consciência corporal.

Neste contexto, o aroma das plantas não é um adorno. Mas como um elemento ativo no processo de cura.

Um campo de integração de saberes

Este trabalho é inspirado em tradições que reconhecem a força vital — Qi/Ki (Leste Asiático), Prana (Índia), Pneuma (Grécia Antiga), Viriditas (Hildegard de Bingen), só para citar alguns exemplos — e articula-as com conhecimentos contemporâneos como a neurociência, a psicossomática e a regulação autonómica. 

Tudo isto é integrado numa prática informada e sensível ao impacto do trauma, que privilegia a criação de segurança, a escuta profunda do corpo e o respeito pelos ritmos internos de cada pessoa.

O Shiatsu é nesta abordagem um pivot cujo alcance é sinergeticamente ampliado pela moxabustão, hipnose terapêutica e aromaterapia.

Esta associação não é um mero conjunto de técnicas, mas sim um campo integrativo onde o corpo, a consciência e a energia se encontram para restaurar equilíbrio, vitalidade e presença. É uma via de escuta e transformação que honra o essencial em cada ser humano.