Um ensinamento fundamental do Zen sobre a atenção plena (a que nos habituámos a chamar também de mindfulness) é a prática de “estar aqui e agora”. O conceito enfatiza a importância de se viver plenamente no momento presente, sem nos distrairmos com pensamentos sobre o passado ou o futuro.
Há uma história que ilustra bem isso e mostra como nos prendemos tanto que não apreciamos o momento presente:
Dois monges, um mais velho e outro mais jovem, viajavam juntos quando chegaram a um rio, cuja corrente era forte.
Uma jovem mulher encontrava-se junto à margem, incapaz de atravessar.
O monge mais velho ofereceu-se para a carregar e ela aceitou. Uma vez do outro lado, o monge colocou-a de novo no chão, Os monges continuaram sua jornada em silêncio. Após muitas horas, o monge mais jovem, incapaz de conter sua agitação, falou: “Mestre, como pudeste carregar aquela mulher? Somos monges, não devemos tocar em mulheres!”
O monge mais velho sorriu e respondeu: “Coloquei-a no chão há horas. Por que é que ainda a carregas, meu filho?”
Para proporcionar as melhores experiências, utilizamos tecnologias como os cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para estas tecnologias permitir-nos-á processar dados como o comportamento de navegação ou IDs únicos neste sítio. O não consentimento ou a retirada do consentimento pode afetar negativamente determinadas características e funções.